Governo da Paraba

Momento Agevisa destaca resultados positivos da Vigilância Sanitária no exercício de 2016 PDF Imprimir E-mail
Qui, 29 de Dezembro de 2016 18:18

O Momento Agevisa desta quinta-feira, dia 29 de dezembro, trouxe para os ouvintes do Jornal Estadual da Rádio Tabajara uma breve prestação de contas das ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária Estadual durante o exercício administrativo de 2016. Conforme dados disponibilizados pela Diretoria-Geral, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária conseguiu, em 2016, intensificar suas ações no sentido de proteger a saúde das pessoas por meio do controle sanitário e do controle dos riscos oriundos de produtos e serviços oferecidos à população.

Nesse período, além de cumprir a sua missão de Agência Fiscalizadora e Reguladora, nos termos da Lei 7.069/2002 (que instituiu o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária e criou a Agevisa/PB), a Agevisa/PB conseguiu ampliar as ações educativas, preventivas e de intervenção nos riscos através de iniciativas voltadas para a capacitação dos agentes que atuam na Vigilância Sanitária de todo o Estado e para a promoção de parcerias com o setor regulado com vistas ao aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade.

Dentre as bases desse trabalho, mereceu destaque o programa “Agevisa Capacita”, que está integrado à política de Saúde do Governo do Estado e que guarda perfeita sintonia com os objetivos do SUS e com a política de incentivo à educação continuada promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As iniciativas da Anvisa de incentivo à educação continuada, segundo a gestão da Agevisa/PB, têm gerado oportunidades claras de acesso a conhecimentos teórico-conceituais e práticos, porém tais possibilidades ainda são muito distantes e insuficientes para a maioria dos profissionais, principalmente em nível municipal , daí a responsabilidade dos gestores da Vigilância Sanitária no âmbito estadual de fazer com que esses conhecimentos cheguem a todos os recantos do território paraibano.

Dentro do programa “Agevisa Capacita”, foram ampliadas as ações da “Caravana Agevisa”, iniciativa por meio da qual são oferecidos conhecimentos técnico-sanitários diretamente nas várias regiões do Estado.

Em 2016 foram realizadas oficinas sobre vários temas importantes para o exercício profissional da Vigilância Sanitária, com destaque para o “Perfil do Inspetor Sanitário”, a “Condução da Inspeção Sanitária”, as “Legislações pertinentes às ações pactuadas pelas Vigilâncias Sanitárias” e para a elaboração do “Plano de Ação de Visa”, “Termo de Pactuação”, “Ficha Cadastral”, “Relatório Mensal de Atividades” e utilização e preenchimento adequado dos demais documentos legais inerentes às inspeções sanitárias. A “Caravana Agevisa” também capacitou inspetores e técnicos das Visas municipais das várias regiões do Estado para o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

No conjunto de ações da Agevisa/PB em 2016 também mereceram destaque o Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária, promovido pela Agevisa/PB em parceria com o Centro Formador de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde (Cefor/SES/PB), e o Curso de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária”, “Gestão da Vigilância em Saúde” e “Gestão de Risco e Segurança no Cuidado ao Paciente”, realizado em parceria com o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, que tem sede em São Paulo/SP.

Em 2016 a Agevisa/PB também buscou a parceria dos dirigentes dos hospitais públicos para a construção conjunta de um sistema de atendimento seguro à população; reuniu dirigentes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para esclarecer procedimentos de regularização de ambulâncias; reuniu donos de serviços de radiodiagnóstico médico para cobrar maior atenção no controle de qualidade, e desenvolveu ações de combate ao tabagismo e de incentivo à prevenção contra o câncer de mama e o câncer de próstata.

A Agevisa/PB aliou-se ao MP-Procon (órgão do Ministério Público Estadual) no Programa de Prevenção de Acidentes de Consumo e em outras ações voltadas para a defesa da saúde dos paraibanos; determinou a interdição cautelar de produtos suspeitos de colocar em risco a saúde das pessoas e, dentre tantas outras muitas ações, criou o programa “Momento Agevisa” para colocar a Vigilância Sanitária ainda mais perto da população paraibana.

AGEVISA - Agência Estadual de Vigilância Sanitária

Av. João Machado, 109 - Centro - CEP:58013-520 - João Pessoa - PB. Tel.: (83) 3218-5927